domingo, 20 de setembro de 2009

John Hughes morreu....e também um pouco de minha infância!

;)
A vontade de postar é inversa ao tempo que estou tendo. Muito trabalho e não dá mesmo. Mas, vamos lá. Posts antigos que eu gostaria de escrever vai saindo assim mesmo.

No dia 6 de agosto de 2009 perdi um ídolo da minha infância/adolescência. Um dos Respon´saveis por eu ser tão vidrado em cinema: o cineasta americano John Hughes. Parte de mim, com essa morte morreu também. Estou (e toda a minha geração) ficando antigos, velhos, demodês. Estranho observar isso: ver o tempo passar, o corpo oxidar sem nada poder fazer. Mas isso é a vida e nada é eterno.
Ao dar uma olhadinha na obra de Hughes, percebi uma coisa: nenhum filme dirigido por ele tem o nome em português traduzido corretamente. Vejam:

Como diretor
1984 - Sixteen Candles, que significa 16 velas ficou aqui "Gatinhas e Gatões"
1985 - The Breakfast Club (O Clube do Café da manhã se tornou pelas mãos de um ábil tradutor "Clube dos Cinco"). Em portugal ficou "O Clube".
1985 - Weird Science (br: Mulher Nota 1000)
1986 - Ferris Bueller's Day Off (O dia de folga de Ferris Bueller virou Curtindo a vida adoidado). Os portugas só pioraram um pouquinho com o título O Rei dos Gazeteiros.
1987 - Planes, Trains & Automobiles (Aviões, trens e automóveis virou Antes Só que Mal-Acompanhado)
1988 - She's Having a Baby (é talvez o único literal e virou Ela Vai Ter um Bebê)
1989 - Uncle Buck (Tio Buck ficou no Brasil "Quem Vê Cara Não Vê Coração" e em Portugal "O Meu Tio Solteiro")
1991 - Curly Sue (que seria o nome da personagem principal ficou "A Malandrinha".


Só vou perdoar os brasileiros que fazem as traduções dos nomes porque em nosso vizinho além-mar existem coisas muito mais escabrosas:
Título Nacional: "Um Corpo que Cai"
Título em Portugal: "A Mulher que Viveu Duas Vezes" - O fantástico filme de Alfred Hitchcock Vertigo é um clássico. E os tradutores não tiveram dó nem piedade em estragar quase toda a trama e colocaram este nome horroroso.
Veja outras pérolas portugas:
Arquivo X, O Filme = Ficheiros Secretos: O Filme
Ghost - Do Outro lado da Vida = Ghost - O Espírito do Amor
Planeta dos Macacos = O Homem que Veio do Futuro
Tudo que Uma Garota Quer = O que uma Rapariga Quer
Piratas do Caribe = Piratas das Caraíbas
Alien 3 = Alien 3 - A Desforra
Corra que a Polícia Vem Aí = Aonde é que Pára a Polícia
E assim se véve a vida!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário